Ideias de Negócios - Consertos de Roupas.


É importante lembrar que a moda não se restringe apenas a concepção e confecção de roupas.

A cadeia produtiva desse segmento é bem maior do que podemos imaginar. O mercado de consertos de roupas é bastante amplo, entre outras opções para quem quer exercer esse ofício é montar seu negócio em sua própria casa, oferecendo serviços de reparação, consertos e customização de roupas.

Para quem deseja desempenhar atividades na área de consertos e ajustes de roupas, abaixo segue trecho de documento relevante publicado pela cartilha do SEBRAE "Ideias de Negócios-Consertos-de-roupas", que mostrará outras opções de negócio para essa área da Moda/Vestuário.



No mercado da moda e da confecção as empresas podem desempenhar diferentes atividades relacionadas a essa cadeia produtiva.
Dentre as inúmeras etapas realizadas nesse setor, podemos citar a de conserto e reparação de roupas.

Algumas lojas de roupas oferecem conserto de roupas logo após a venda, mas é comum que, com o tempo, apareça a necessidade de apertar ou alargar uma peça, mudar uma característica da roupa, etc. Há pessoas que gostam tanto de determinadas peças de seu guarda-roupa que não hesitam em consertá-las sempre que necessário. Nesse sentido, têm surgido, cada vez mais, empreendimentos especializados nessa atividade.



Existe uma grande concorrência no ramo de conserto de roupas, porém isto não impede que a implantação de um novo empreendimento seja bem sucedida.

A cada dia que passa as pessoas tem menos tempo para se dedicar a serviços que estão fora de sua área de atuação principal, dentre eles estão os pequenos ajustes de roupas tais como fazer bainhas, pregar botões e refazer uma costura.
Neste momento é que realizam a opção de contratar o serviço de um profissional para realizar tais serviços.
Além da escassez de tempo, outro fator que favorece o ramo é o econômico: Afinal, cada vez mais, as pessoas estão preferindo consertar uma roupa a ter que adquirir uma nova, caso a primeira opção seja satisfatória e mais barata.

A variedade de serviços que podem ser prestados por um empreendedor no ramo de conserto de roupas é enorme. Este empresário deve estar apto a realizar os mais diversos serviços, desde pregar um botão ou fazer uma bainha até realizar grandes ajustes em roupas de festa, ternos, vestidos de noiva, etc.

É importante lembrar que a moda não se restringe apenas a concepção e confecção de roupas. A cadeia produtiva desse segmento é bem maior do que podemos imaginar.

Os serviços de pós-venda e manutenção (conserto, reparação e customização de roupas) também constituem uma importante etapa dessa atividade econômica. "O mercado de conserto de roupas é bastante amplo e requer que o empresário escolha um nicho específico para sua atuação.
Neste perfil serão abordados dois modelos de empresa para que os interessados possam conhecer melhor o setor e descobrir qual segmento se encaixa melhor às suas características.

O primeiro modelo é o mais simples. Neste caso o empreendedor é, geralmente, o único a trabalhar no negócio e deverá possuir uma estrutura mínima para exercer o ofício.
Esta pode, inclusive, ser montada em sua própria residência. Seu público alvo é o público em geral que procura seus serviços para realização de pequenos consertos e ajustes de roupas.

Uma outra alternativa para este modelo é o uso de quiosques ou mesmo vans, onde são instalados os equipamentos de trabalho.
A principal diferenciação entre estas alternativas é a questão da mobilidade: enquanto o quiosque é fixo, a instalação do ateliê numa van pode permitir que o empreendedor preste seu serviço em várias partes da cidade, aumentando a clientela potencial.
Neste caso, é muito importante manter datas fixas para cada localidade onde estacionar o veículo – por exemplo, sempre a cada dia da semana num determinado lugar – de forma a permitir acessibilidade fácil à clientela.
Qualquer cidadão que passe pelo empreendimento é um potencial cliente. A fidelidade deste consumidor é conquistada principalmente pela qualidade do serviço prestado, pontualidade, simpatia e cordialidade do empresário, além do preço.

A especialização em determinados consertos, como, por exemplo, ternos ou vestidos de festa também podem constituir um diferencial para o empreendedor em relação à concorrência.
Esta especialização, entretanto, orienta o empreendimento para um público mais específico – comumente, comércio de vestuário ou de aluguel de roupas de festa. Este já é um “nicho” de mercado do segundo modelo.
Outra vertente deste segundo modelo deverá atender à rede de comércio de vestuário, podendo também atender ao público em geral.
Neste caso o negócio deverá ser implantado de acordo com a estimativa de demanda do empresário, que poderá atender desde pequenas boutiques até grandes lojas de roupas, o que irá demandar grandes investimentos.
Os comerciantes de roupas devem, neste caso, ser considerados o“carro-chefe” do negócio. Ainda nesta modalidade de prestação do serviço, é muito importante, além da qualidade, a presteza da prestação do serviço: o vendedor está ansioso por efetuar sua venda, e o comprador para receber seu produto.
Assim sendo, presteza no atendimento, rapidez no serviço e qualidade são ingredientes essenciais para o sucesso neste segmento.
No geral, os maiores diferenciais neste nicho de mercado são a qualidade, pontualidade e o preço dos serviços.
Para qualquer dos “modelos” de empresa descritos, é muito importante para o sucesso do empreendimento a diversificação da clientela.

Quanto menor o número de clientes, maior o risco do empreendedor em momentos de crise ou mesmo durante a baixa estação do comércio. Quanto maior a diversificação de clientes, melhor.

Para mais informações acesse a Cartilha do SEBRAE "Ideias de Negócios-Consertos-de-roupas"

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